Lavagem e massagem nasal

A lavagem nasal é um procedimento que previne o agravamento de infecções, é necessária na presença de rinorreia muco-purulenta (ranho verde ou amarelado) e pode ser realizada desde os primeiros dias de vida.

Pode ser realizada apenas uma vez por dia, mas quando há aumento das secreções, deve ser realizada mais frequentemente: ao acordar, antes de dormir, antes das refeições ou sempre que o nariz estiver obstruído.

Poderá utilizar uma seringa[1] com adaptador ou Rhinodouche e soro fisiológico (0,9% NaCl)[2] ou água do mar[3][4].

A quantidade, depende de cada criança e da própria criança, mas como orientação: 1 mês: até 3ml; 3-6 meses: até 5 ml; >6 meses: 10ml; >12 meses: 20 ml.

O líquido utilizado deverá estar à temperatura ambiente e ser direcionado cima ou mais para a asa do nariz e não para o septo. O líquido introduzido deve sair pela narina oposta.

 O bebé ou a criança deve estar de costas para o cuidador, com a cabeça ligeiramente inclinada para a frente, e com suporte da mesma, preferencialmente de pé, ou com as costas direitas.

O bebé ou a criança deve permanecer com a boca aberta para conseguir respirar e, simultaneamente, permitir a saída de líquido se existir muita obstrução, evitando que o mesmo vá para a garganta.

O esguicho deve ser lento e constante, com pouca pressão ou força. Se saírem secreções, repetir o procedimento.

Durante o procedimento e para facilitar a lavagem solicite à criança que produza sons glotorais, como “qqqqq” ou “ggggg”.

Assoar uma narina de cada vez, nunca as duas simultaneamente, de forma suave. Utilize um lenço descartável e deite-o fora depois de utilizado. Não se esqueça de lavar as mãos depois de se assoar.

Após a realização da lavagem nasal, a boa higienização dos utensílios é basilar, devendo ser lavados com água corrente e sabão neutro, secar à temperatura ambiente e acondicionar em local seco, sendo de uso individual.

Finda a lavagem nasal, deve ser realizada uma massagem nasal.

Para facilitar aplique um creme facial hidratante, realize manobras de deslizamento, depois movimentos circulares, seguida de vibração e, por último, soltura “tapping”. Todas as manobras devem ser realizadas no sentido descendente e repetidas 3 vezes.

_________________

[1] As seringas devem ser adaptadas à idade do bebé/criança
[2] É o mais semelhante à mucosa nasal
[3] Tem propriedades únicas, sendo o mais benéfico
[4] Um estudo do Hospital Royal Prince Alfred confirmou que a inalação de uma solução de água salgada resulta em muco nasal mais fino, redução da tosse, alívio da pressão da sinusite e melhoria das funções pulmonares.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *