
Multidisciplinar, coesa, com competências específicas
e altamente especializada.
Diariamente questiona o que na véspera presumiu como verdadeiro, desenvolvendo respostas inovadoras e pensamentos únicos.


Maria Pardal
Mulher. Mãe. Esposa. Alentejana. Aditiva do sarcasmo, das viagens e dos livros. Bom garfo. Tento meditar e realizar ioga, há anos.
Fundadora, Diretora Clínica e Terapeuta da Fala Pediátrica na Azul Cardume. Terapeuta Familiar, ainda em construção.
Licenciei-me em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e sou Master em Healthcare Management pela Católica Lisbon Business & Economics, com experiência na coordenação clínica de equipas multidisciplinares.
Sou pós-graduada em Linguística Clínica, pela Universidade Católica Portuguesa e em Motricidade Orofacial, pelo Instituto E-PAP.
Sou Educadora Clínica de estudantes do curso de Licenciatura em Terapia da Fala, membro da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala.
Desenvolvo atividade formativa há mais de 8 anos no âmbito da Motricidade Orofacial, da Fala e da Linguagem (Oral e Escrita) a técnicos de saúde, educação e cuidadores, sendo formadora certificada pelo IEFP – CCP.
Ao longo de 12 anos tenho investido na minha especialização /formação profissional e académica e investido no estudo de metodologias de avaliação e intervenção especializadas na área da Fonologia, das Perturbações da Linguagem, da Alimentação e Motricidade Orofacial, dedicando-me à intervenção exclusiva nestas áreas em contexto clínico e escolar, desde a 1ª Infância até à adolescência.


Mariana Lança
Oriunda de uma família numerosa alentejana, encontrei em África as minhas primeiras raízes. Trago no sangue e na pele, a paixão pela comunicação. Acredito no poder de uma palavra, na envolvência de um abraço, na liberdade que transmite uma dança. Acredito no poder da expressão: porque a comunicação é a ponte entre nós e o mundo.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, direcionei a minha intervenção para a Comunicação Aumentativa e Alternativa, através da avaliação e acompanhamento de pessoas com incapacidade comunicativa e respetivas comunidades.
Tenho experiência em programação de software de comunicação aumentativa e alternativa (Grid3) e em criação de histórias adaptadas (símbolos pictográficos).
Prática em promoção de competências comunicativas nos vários contextos de vida (adaptação de material pedagógico, estratégias de comunicação em sala de aula, desenvolvimento de material de comunicação personalizado e adaptado às atividades da vida diária, criação de agendas de comunicação facilitadoras para comunicar e antecipar rotinas, etc).
Ao longo dos últimos 12 anos, canalizei a minha atuação para o suporte às famílias, desenvolvendo atividades de estimulação das competências comunicativas em contexto familiar, com o objetivo de dotar os pais (ou outros parceiros de comunicação) de estratégias eficazes e afetivas para a promoção da comunicação com a pessoa com necessidades comunicativas.


Joana Arsénio
Amante de viagens, cinema e de um bom petisco. Adoro estar na praia com um bom livro e ver o por do sol.
Psicóloga com mestrado em Psicologia Clínica Sistémica, a frequentar o Doutoramento na especialidade de Psicologia da Família e Intervenção Familiar na Faculdade de Psicologia da Universidade de Lisboa e a Pós-Graduação em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais na vertente de crianças e adolescentes pela APTCCI.
Tenho formação na área de intervenção com casais e famílias em temas como: conjugalidade, parentalidade, comunicação, conflitos, transições do ciclo de vida da família.
Sou formadora certificada e investigadora na temática da parentalidade durante a pandemia Covid-19.
Cumulativamente ao mestrado em Psicologia, sou também Licenciada em Serviço Social com Pós-Graduação na área da Proteção de Crianças e Jovens em Risco.


Luís Batista
O meu nome é Luís Carlos Batista, sou psicólogo clínico há mais de 10 anos e psicoterapeuta
individual e de casal em construção, com experiência de intervenção clínica em adultos, casais e
pais. O meu trabalho é focado na relação que desenvolvemos connosco mesmos e com os
outros, porque o Homem “nasce, cresce e morre em relação”.
Sou curioso e pensador por natureza, sobre a forma como funcionamos, pensamos, sentimos e
vivemos. Gosto de tudo o que tenha a ver com a vida, desde o início, ou da gravidez, até à morte.
Olho para cada pessoa como um ser individual, com capacidades e fragilidades, com
competências e em constante construção, num processo dinâmico que nunca termina.
Sou LGBTQI+ friendly, o que significa que aceito cada pessoa tal como é, e acredito que é na
diversidade que nos tornamos uma sociedade mais completa e rica, uma vez que a diferença só
nos acrescenta.


Cristina Gil
Alfacinha de gema, sou mulher, mãe de duas miúdas, psicóloga e professora de yoga para bebés e crianças. Se não fosse isto tudo, talvez fosse cantora ou me tivesse dedicado à culinária. Adoro cozinhar e estar com amigos à volta da mesa, mas também prezo muito os meus momentos sozinha, em silêncio e na companhia de um bom livro e de uma chávena de chá. Quando o tempo aquece, sou assídua na praia e não há verão que não vá em família acampar. Os temas do desenvolvimento, aprendizagem e educação sempre me fascinaram e levaram-me à psicologia.
Licenciei-me em Psicologia Educacional no ISPA e, mestrei-me, em Psicologia da Educação e Orientação pela Faculdade de Psicologia, de Lisboa. Pelo caminho, fiz um Máster em Gestão de Equipamentos e Projetos de Atividades de Tempo Livre e Socioculturais, na Universidade de Barcelona e uma Pós-graduação em Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional, também na Faculdade de Psicologia.
Ao longo de treze anos trabalhei em diferentes escolas públicas e colégios, sendo que nos últimos 9 anos fui coordenadora do gabinete de psicologia de um colégio internacional. Ao longo desses anos, fui ampliando a minha formação em diversas áreas, destacando a Pós Graduação em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa – vertente crianças/adolescentes (da qual já completei 7 semestres teórico-práticos) e a Certificação como Educadora de Sala de aula em Disciplina Positiva, pela Positive Discipline UK Association.
O yoga já me acompanhava como prática pessoal, mas foi a maternidade (mãe de duas) que me fez repensar e reajustar a minha vida, tentando conciliar estas duas áreas de forma harmoniosa e em paz com a minha vida familiar. Foi assim, que surgiu o meu projeto, o “Faz Traz Paz” que tem como base o yoga para bebés, crianças e famílias.
Mais recentemente, formei-me também em yoga para bebés crianças e mindfulness e em aleitamento materno. Sendo que temas como a concepção, a gravidez, a maternidade, a amamentação, a parentalidade, o mindfulness, são temas muito presentes no meu estudo atual por estarem alinhados com o que acredito contribuir para o bem-estar dos bebés, das crianças, das mães e das famílias.


Mafalda Hormigo
Psicóloga com mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, formadora certificada e investigadora auxiliar da Universidade católica portuguesa com o programa #EntreViagenseAprendizagens, dedicado ao bem-estar global de adolescentes. Tenho ainda formação na área de ansiedade, como intervir em perturbações de ansiedade e pânico, no luto e como promover um desenvolvimento saudável em crianças e adolescentes.
O que é para mim ser psicóloga? Ser psicóloga é muito mais do que ajudar os outros em momentos difíceis. É a compaixão e empatia aliados à ciência. É caminhar junto daqueles que nos procuram, tornando-os mais leves mais conscientes e agentes ativos do seu próprio bem-estar. Ser psicóloga para mim é uma paixão que aumenta com cada caso, cada curso, cada história de vida e cada aprendizagem.
Adoro passar tempo com os meus cães (tento aproveitar cada segundo que tenho para estar com eles), são a minha paixão, também adoro praia, o pôr do sol e um bom livro ou filme, por fim, nunca digo que não a uma boa almoçarada ou jantarada com aqueles que mais gosto.


Beatriz de Araújo Vitória
Nascida e criada em Lisboa, com algumas costelas alentejanas e outras algarvias. Amante do Verão, de boa comida, passeios ao longo do rio Tejo e descobrir novos lugares. Nunca digo não a um concerto ou bailado.
Posso orgulhosamente dizer que sou psicóloga clínica e psicoterapeuta familiar e conjugal pela Sociedade Portuguesa de Terapia Familiar (ainda em formação). A minha sede por aprender levou-me a abraçar o desafio do programa interuniversitário de Psicologia da Família e Intervenção Familiar, das Faculdades de Psicologia da Universidade de Lisboa e Coimbra. O foco da minha investigação é na interface trabalho-família. Paralelamente, para alimentar o meu gosto por partilhar o conhecimento com os outros, sou igualmente formadora certificada.
Para mim ser psicóloga é ter o privilégio de acompanhar de perto o processo de mudança, no qual as pessoas se conseguem redescobrir e viver mais alinhadas consigo próprias. É também ganhar capital de vida e continuar a abrir horizontes através de todas as pessoas com quem me tenho cruzado.
Desde o início da minha vida profissional tenho vindo a trabalhar com adultos, casais e famílias em temáticas ligadas a satisfação conjugal, satisfação parental, comunicação e gestão de conflitos, a adaptação às diferentes fases do ciclo de vida familiar e gestão da vida familiar e laboral. Posso também afirmar que encontrei o trabalho que me imagino a fazer até ao final da minha vida.


Inês Batalha
Inês, muito gosto!
Sou Terapeuta Ocupacional, sonhadora nos tempos livres. Amante de cozinha e apaixonada por decoração, viagens e crianças. Determinada e exigente, tento aproveitar cada oportunidade como se fosse única. Mergulhada no mundo da Terapia Ocupacional, descobri nesta profissão o que mais gosto de fazer: ajudar famílias e crianças a entender a individualidade de cada um, incluindo e lutando pelos seus direitos.
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão , Pós graduada em Integração Sensorial com Certificação CLASI pela Escola Superior de Saúde de Coimbra e em Reeducação do membro superior e mão pela Escola Superior Egas Moniz. Sou também formadora certificada pelo Alamedas Office em Formação Pedagógica Inicial para Formadores .
Ao longo dos anos tenho adquirido, ampliado e aprofundado conhecimentos na área da pediatria.Clinical Evaluator, participando ensaio clínico Internacional (EUA).
Atualmente, encontro-me a exercer funções no Hospital Santa Maria, no Centro de Desenvolvimento Passo a Passo, e sou Fundadora do Projeto Semear Eventos.
Um beijinho
Inês


Susana Inácio
Sonhadora e trabalhadora. Acredito que tudo é possível com a mentalidade certa e esforço corporal equivalente, tanto a nível pessoal como profissional.
O exercício físico, as atividades criativas e a autorreflexão são a base de uma rotina diária na qual nunca recusa uma pitada de aventura ou uma boa dose de gargalhadas.
Licenciei-me em Reabilitação Psicomotora na Faculdade de Motricidade Humana da Universidade de Lisboa, tendo experiência profissional em contexto clínico, escolar e adaptação ao meio aquático.
Participei num programa de voluntariado do Corpo Europeu de Solidariedade, na Bulgária, no âmbito da terapia assistida por equinos, o que me permitiu a aquisição de competências intra e interpessoais essenciais para o trabalho em equipa, bem como uma troca cultural referente às formas de intervenção e de como são perspetivadas as deficiências e perturbações do neurodesenvolvimento.
Definir a área de intervenção de maior interesse é um desafio, porém, a paixão pelo trabalho com os mais novos é uma certeza indiscutível.
Sou ainda responsável pela criação e implementação de um projeto experimental e voluntário de Gerontopsicomotricidade.


Joana Cavacas
Joana, não Joaninha.
Jovem. Alentejana. Apaixonada pela natureza, por aventuras e desafios. Gosto de ajudar o próximo e nada me dá mais satisfação do que ver a alegria daqueles que me rodeiam.
Psicomotricista. Licenciada em Reabilitação Psicomotora pela Universidade de Évora, Escola de Ciências e Tecnologias – Departamento de Desporto e Saúde.
Tenho experiência na intervenção com crianças com perturbações do neurodesenvolvimento e necessidades educativas especiais, e na intervenção em Gerontopsicomotricidade, incluindo a elaboração de todo a documentação necessária para uma avaliação e intervenção eficazes.
Ao longo do meu percurso académico e profissional diversifiquei a minha formação em diversas áreas no que concerne ao desenvolvimento infantil, às formas e modelos de parentalidade, os processos de comunicação com crianças e jovens, o desporto adaptado, atividades de vida diária, necessidades e recreação.
Valorizo muito, muito mesmo, a importância da intervenção em Equipas Multidisciplinares.


Paula Melo
Mulher, esposa, mãe e avó.
Apreciadora de artesanato, literatura, cinema, teatro, música, gastronomia, viagens e terapias alternativas.
Licenciei-me em Ensino da Física e da Química pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Sou pós-graduada em Didática das Ciências pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa e em Supervisão e Orientação da Prática Profissional pelo Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Formadora certificada no domínio da Didática das Ciências e Pedagogia e Didática.
Tenho experiência pedagógica há mais de 24 anos no 3º ciclo do Ensino Básico, em Matemática, Ciências Físico-Químicas e Áreas Curriculares não Disciplinares.
Colaborei no Apoio ao Estudo e Oficinas Criativas nas empresas MR terapias e Sala do Futuro, com crianças do 1º ao 3º ciclo.
No presente ano letivo estou entusiasmada e motivada para auxiliar no Apoio ao Estudo e nos Trabalhos de Casa (1º ao 4º ano), no Apoio ao estudo de Matemática (5º ao 9º ano) e de Ciências Físico-Químicas (7º ao 9º ano).


Soraia Belo
Lisboeta nascida e criada em terra albicastrense de Castelo Branco. Esposa e mãe. Esteta e
apreciadora do belo, das artes plásticas, literatura, cinema e gastronomia. Adoro o frenesim da
sua cidade alfacinha como da calma do campo. Tento entregar-me às artes quando posso e
adoro adquirir conhecimento, porque o saber não ocupa lugar.
Licenciei-me na Escola Superior de Educação de Castelo Branco e sou Especializada/Pós-Graduada
em Educação Especial no domínio Cognitivo-motor pela Escola Superior de Educação e Ciências
Sociais de Leiria.
Tenho vinte anos de experiência pedagógica no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e em Educação Especial, percorridos nos mais variados ambientes sociais e culturais, do litoral ao interior do centro do país.
Investo no saber e na intervenção nas mais variadas problemáticas, nomeadamente Dislexia, Perturbação da Aprendizagem da Leitura e Escrita, THDA e TEA.

