
Multidisciplinar, coesa, com competências específicas
e altamente especializada.
Diariamente questiona o que na véspera presumiu como verdadeiro, desenvolvendo respostas inovadoras e pensamentos únicos.


Maria Pardal
Mulher. Mãe. Esposa. Alentejana. Aditiva do sarcasmo, das viagens e dos livros. Bom garfo. Tento meditar e realizar ioga, há anos.
Fundadora, Diretora Clínica e Terapeuta da Fala Pediátrica Miofuncional na Azul Cardume. Terapeuta Familiar, ainda em construção.
Licenciei-me em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão e sou Master em Healthcare Management pela Católica Lisbon Business & Economics, com experiência na coordenação clínica de equipas multidisciplinares.
Pós graduei-me em Linguística Clínica, pela Universidade Católica Portuguesa e em Motricidade Orofacial, pelo Instituto E-PAP, especializando me nas áreas da Motricidade Orofacial, da Alimentação Pediátrica, da Fala e da Linguagem.
Sou Educadora Clínica de estudantes da Licenciatura em Terapia da Fala, membro da Sociedade Portuguesa de Terapia da Fala e da Associação Portuguesa de Terapeutas da Fala. Realizo supervisão clínica a Terapeutas da Fala nas minhas áreas de especialidade.
Como formadora certificada, ministro formações a técnicos de saúde, de educação e a cuidadores.
Acredito que não podemos ser especialistas em generalidades, por isso, como Terapeuta da Fala Pediátrica Miofuncional, e com mais de 12 anos de experiência, trabalho exclusivamente com bebés e crianças (até 2º ciclo) e famílias, nas áreas da motricidade orofacial, da alimentação, da fala e da linguagem (oral e escrita).


Mariana Lança
Oriunda de uma família numerosa alentejana, encontrei em África as minhas primeiras raízes. Trago no sangue e na pele, a paixão pela comunicação. Acredito no poder de uma palavra, na envolvência de um abraço, na liberdade que transmite uma dança. Acredito no poder da expressão: porque a comunicação é a ponte entre nós e o mundo.
Licenciada em Terapia da Fala pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, direcionei a minha intervenção para a Comunicação Aumentativa e Alternativa, através da avaliação e acompanhamento de pessoas com incapacidade comunicativa e respetivas comunidades.
Tenho experiência em programação de software de comunicação aumentativa e alternativa (Grid3) e em criação de histórias adaptadas (símbolos pictográficos).
Prática em promoção de competências comunicativas nos vários contextos de vida (adaptação de material pedagógico, estratégias de comunicação em sala de aula, desenvolvimento de material de comunicação personalizado e adaptado às atividades da vida diária, criação de agendas de comunicação facilitadoras para comunicar e antecipar rotinas, etc)
Ao longo dos últimos 10 anos, canalizei a minha atuação para o suporte às famílias, desenvolvendo atividades de estimulação das competências comunicativas em contexto familiar, com o objetivo de dotar os pais (ou outros parceiros de comunicação) de estratégias eficazes e afetivas para a promoção da comunicação com a pessoa com necessidades comunicativas.


Cristina Gil
Alfacinha de gema, sou mulher, mãe de duas miúdas, psicóloga e professora de yoga para bebés e crianças. Se não fosse isto tudo, talvez fosse cantora ou me tivesse dedicado à culinária. Adoro cozinhar e estar com amigos à volta da mesa, mas também prezo muito os meus momentos sozinha, em silêncio e na companhia de um bom livro e de uma chávena de chá. Quando o tempo aquece, sou assídua na praia e não há verão que não vá em família acampar. Os temas do desenvolvimento, aprendizagem e educação sempre me fascinaram e levaram-me à psicologia.
Licenciei-me em Psicologia Educacional no ISPA e, mestrei-me, em Psicologia da Educação e Orientação pela Faculdade de Psicologia, de Lisboa. Pelo caminho, fiz um Máster em Gestão de Equipamentos e Projetos de Atividades de Tempo Livre e Socioculturais, na Universidade de Barcelona e uma Pós-graduação em Avaliação e Intervenção Psicológica em Contexto Educacional, também na Faculdade de Psicologia.
Ao longo de treze anos trabalhei em diferentes escolas públicas e colégios, sendo que nos últimos 9 anos fui coordenadora do gabinete de psicologia de um colégio internacional. Ao longo desses anos, fui ampliando a minha formação em diversas áreas, destacando a Pós Graduação em Psicoterapia Cognitiva-Comportamental e Integrativa – vertente crianças/adolescentes (da qual já completei 7 semestres teórico-práticos) e a Certificação como Educadora de Sala de aula em Disciplina Positiva, pela Positive Discipline UK Association.
O yoga já me acompanhava como prática pessoal, mas foi a maternidade (mãe de duas) que me fez repensar e reajustar a minha vida, tentando conciliar estas duas áreas de forma harmoniosa e em paz com a minha vida familiar. Foi assim, que surgiu o meu projeto, o “Faz Traz Paz” que tem como base o yoga para bebés, crianças e famílias.
Mais recentemente, formei-me também em yoga para bebés crianças e mindfulness e em aleitamento materno. Sendo que temas como a concepção, a gravidez, a maternidade, a amamentação, a parentalidade, o mindfulness, são temas muito presentes no meu estudo atual por estarem alinhados com o que acredito contribuir para o bem-estar dos bebés, das crianças, das mães e das famílias.


Mafalda Hormigo
Psicóloga com mestrado em Psicologia Clínica e da Saúde, formadora certificada e investigadora auxiliar da Universidade católica portuguesa com o programa #EntreViagenseAprendizagens, dedicado ao bem-estar global de adolescentes. Tenho ainda formação na área de ansiedade, como intervir em perturbações de ansiedade e pânico, no luto e como promover um desenvolvimento saudável em crianças e adolescentes.
O que é para mim ser psicóloga? Ser psicóloga é muito mais do que ajudar os outros em momentos difíceis. É a compaixão e empatia aliados à ciência. É caminhar junto daqueles que nos procuram, tornando-os mais leves mais conscientes e agentes ativos do seu próprio bem-estar. Ser psicóloga para mim é uma paixão que aumenta com cada caso, cada curso, cada história de vida e cada aprendizagem.
Adoro passar tempo com os meus cães (tento aproveitar cada segundo que tenho para estar com eles), são a minha paixão, também adoro praia, o pôr do sol e um bom livro ou filme, por fim, nunca digo que não a uma boa almoçarada ou jantarada com aqueles que mais gosto.


Diana Barroso
Mãe de uma menina e de dois peludos, foi numa aldeia saloia que encontrei o sossego para viver com a minha família.
Adoro viajar, conhecer culturas, pessoas e descobrir todos os cantinhos que tenham boas paisagens, animais e mar. Sonhava ser zoóloga, mas o gosto por crianças e animais uniu-se e trouxe-me até ao mundo da Terapia Ocupacional, a minha profissão de paixão.
Licenciei-me em Terapia Ocupacional pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão;
Sou pós-graduada em Terapia Assistida por Animais, pelo ISPA, e em Integração Sensorial pela ESTESC/7 Senses.
Ainda durante os meus estágios académicos, desenvolvi um forte interesse pelo mundo das neurociências e integração sensorial, pelo que tenho focalizado a minha formação, sobretudo na área do autismo, problemas de alimentação e dificuldades de aprendizagem e escrita manual.
Toda a minha experiência profissional tem-me revelado que a intervenção clínica com as crianças é insuficiência para obter excelentes resultados: é necessário envolver as famílias, os docentes e todos os que acompanham em algum momento as crianças, afinal as ocupações do dia-a-dia realizam-se em vários contextos. Assim, acredito na capacitação da comunidade e na intervenção precoce, desenvolvendo formações em diversos âmbitos, sendo formadora certificada pela KNOWLEDGE SPOT Formação.


Inês Batalha
Inês, muito gosto!
Sou Terapeuta Ocupacional, sonhadora nos tempos livres. Amante de cozinha e apaixonada por decoração, viagens e crianças. Determinada e exigente, tento aproveitar cada oportunidade como se fosse única. Mergulhada no mundo da Terapia Ocupacional, descobri nesta profissão o que mais gosto de fazer: ajudar famílias e crianças a entender a individualidade de cada um, incluindo e lutando pelos seus direitos.
Licenciada pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão , Pós graduada em Integração Sensorial com Certificação CLASI pela Escola Superior de Saúde de Coimbra e em Reeducação do membro superior e mão pela Escola Superior Egas Moniz. Sou também formadora certificada pelo Alamedas Office em Formação Pedagógica Inicial para Formadores .
Ao longo dos anos tenho adquirido, ampliado e aprofundado conhecimentos na área da pediatria.Clinical Evaluator, participando ensaio clínico Internacional (EUA).
Atualmente, encontro-me a exercer funções no Hospital Santa Maria, no Centro de Desenvolvimento Passo a Passo, e sou Fundadora do Projeto Semear Eventos.


Cátia Costa
Mãe, esposa e alfacinha mas com muitas costelas alentejanas. Já morei no Alentejo, em Macau e em Londres. Adoro viajar, livros e guloseimas.
Licenciei-me em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica e pós graduei-me em Fisioterapia Pediátrica pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.
Trabalhar com bebés e crianças foi algo que sempre soube que queria fazer e o rumo da Fisioterapia acabou por surgir como o caminho perfeito.
Desde o término da minha licenciatura que direcionei a minha intervenção para a área pediátrica, dedicando-me em exclusivo à 1ª infância, tendo experiência e dedicando-me em exclusivo à fisioterapia respiratória e a perturbações do neuro desenvolvimento.
Mãe, esposa e alfacinha mas com muitas costelas alentejanas. Já morei no Alentejo, em Macau e em Londres. Adoro viajar, livros e guloseimas.
Licenciei-me em Fisioterapia pela Escola Superior de Saúde da Universidade Atlântica e pós graduei-me em Fisioterapia Pediátrica pela Escola Superior de Tecnologia da Saúde de Lisboa em parceria com a Associação Portuguesa de Fisioterapeutas.
Trabalhar com bebés e crianças foi algo que sempre soube que queria fazer e o rumo da Fisioterapia acabou por surgir como o caminho perfeito.
Desde o término da minha licenciatura que direcionei a minha intervenção para a área pediátrica, dedicando-me em exclusivo à 1ª infância, tendo experiência e dedicando-me em exclusivo à fisioterapia respiratória e a perturbações do neuro desenvolvimento.


Joana Baleia
Joana Baleia
Nutricionista, recém mãe, apaixonada pela área de bem nutrir desde o 1º dia!
A sua missão passa por ajudar os pais a proporcionar o ambiente mais saudável possível aos seus bebés e crianças, revolucionando a alimentação de toda a família, apostando na prevenção para que não problemas comportamentais e de saúde no futuro!
Desde 2015 que exerce na área da Nutrição Infantil, coordenou programas de Promoção da Saúde e Alimentação Saudável em escolas e municípios, e integrou a equipa de investigação portuguesa do Estudo COSI da OMS, a qual vigia a Obesidade infantil na Europa.
Criar uma boa relação com a comida precocemente, mas sem extremismos, valorizando o equilíbrio entre o bem estar-físico e mental é o que a motiva porque é indiscutível o quanto isso é basilar na qualidade de vida de qualquer ser humano.
Atua desde a fase da pré-conceção porque acredita que bebé a bebé, família a família, pode-se quebrar o ciclo vicioso de maus hábitos alimentares que passam de geração em geração, e contribuir para uma população com mais saúde e qualidade de vida!
Intervém especificamente ao nível da pré-conceção, gravidez, pós-parto; da introdução alimentar do bebé; da seletividade alimentar, da nutrição do bebé, da criança e do adolescente e da reeducação alimentar e gestão do peso.


Soraia Belo
Lisboeta nascida e criada em terra albicastrense de Castelo Branco. Esposa e mãe. Esteta e
apreciadora do belo, das artes plásticas, literatura, cinema e gastronomia. Adoro o frenesim da
sua cidade alfacinha como da calma do campo. Tento entregar-me às artes quando posso e
adoro adquirir conhecimento, porque o saber não ocupa lugar.
Licenciei-me na Escola Superior de Educação de Castelo Branco e sou Especializada/Pós-Graduada
em Educação Especial no domínio Cognitivo-motor pela Escola Superior de Educação e Ciências
Sociais de Leiria.
Tenho vinte anos de experiência pedagógica no 1.º e 2.º Ciclos do Ensino Básico e em Educação Especial, percorridos nos mais variados ambientes sociais e culturais, do litoral ao interior do centro do país.
Investo no saber e na intervenção nas mais variadas problemáticas, nomeadamente Dislexia, Perturbação da Aprendizagem da Leitura e Escrita, THDA e TEA.


Rita Guedes
Menina e moça nascida e criada no distrito de Lisboa, sou mãe de um menino, apaixonada pela vida e por novos desafios.
Atenta, com sentido prático e segura de mim, tenho uma mente aberta e um forte sentido crítico, sedenta de saber tudo e ter tudo o que necessito para colocar o mundo a andar para a frente, sou exploradora, organizada, muito curiosa, feliz na maternidade, adoro conhecer o mundo, e tenho um pequeno vício: livros infantis.
No decorrer do meu percurso foram várias os desafios que abracei, licenciei-me em Educação de Infância, essencialmente pelo prazer de perceber o desenvolvimento das “mentes” mais pequenas nas diversas áreas, completei com uma pós-graduação na área das Necessidades Especiais – Cognição e motricidade, área na qual trabalho e sou muito feliz.
Desde o nascimento do meu filho, descobri Maria Montessori, uma pedagogia que me completou e despertou interesse em saber mais, formando-me em Assistente Montessori dos 0-6 anos, e posteriormente realizei a formação em Guia Montessori dos 0-3 anos.
Atualmente, encontro-me a exercer funções como professora de Educação Especial, e sou Fundadora dos projetos O amor faz a diferença e Ajuda-me a fazer sozinho.

